Assinar Devocional

A seguir, foi Jesus levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo.

Mateus 4:1

 

 

Não há vitória sem luta. Não há um romper sem oposição. Não há caminho de Deus sem as alternativas do diabo. Foi o Espírito Santo que conduziu Jesus ao deserto para ser provado por quarenta dias. Moisés passou quarenta anos no deserto por ter assassinado um Egípcio. Só então ele estava maduro e preparado para cumprir sua tarefa.

Jesus jejuou e orou por quarenta dias. E, então, Satanás veio. Ele veio quando Jesus estava no seu momento de maior fraqueza física. A Bíblia diz que Satanás veio quando Jesus teve fome. Ter tal fome, significa estar a ponto de inanição. Mas Seu espírito estava forte. Jesus foi tentado no espírito, na alma e no corpo. A primeira tentação envolveu comida. “Manda que estas pedras se transformem em pão”. Esta foi à tentação do corpo físico. A segunda tentação envolvia a vontade – “Joga-te do pináculo do templo para baixo”. Esta foi a tentação da alma, a tentação de tomar um atalho, encontrando uma saída sem envolver Deus, e de forma teimosa, dizer que mesmo assim segue a Deus. A terceira tentação envolveu lealdade interior – a tentação do espírito, do coração, de parar de viver para Deus e trocar de senhor na caminhada com o propósito de ganhar poder e influência. Em cada uma destas ocasiões, Jesus respondeu a Satanás com um versículo bíblico. O Filho unigênito de Deus respondeu a Satanás com citações da Escritura. E Satanás recuou.

Há um poder enorme na Palavra de Deus. Se o próprio Jesus a usou, nós também precisamos usá-la. Jesus era cheio da Palavra de Deus, e quando Ele dela precisava, ela fluía do Seu homem interior. A Palavra de Deus é a espada do Espírito, e uma espada se faz necessária para poder lutar contra os ataques de Satanás. Onde Adão fracassou, Jesus venceu, e onde Jesus venceu, você também pode vencer, por que você está n’Ele e a Sua vitória é para você. O caminho no deserto não é um caminho de derrota, mas uma trajetória de provações, que resulta em você se tornar mais forte do que nunca. Jesus voltou para Galiléia no poder do Espírito Santo.

Oração:

Obrigado, Deus, que Tu estás comigo em cada deserto e que Tua graça me basta em cada provação. Em Ti eu tenho tudo que eu preciso, e Tuas armas me capacitam a vencer o inimigo. Em nome de Jesus. Amém.

PERGUNTAS PARA REFLEXÃO:

1)   Voce tem tido lutas na sua vida? Quais são? Por que temos lutas? É pecado? É tratamento? É para crescimento?

2)   Quais são maneiras que podemos sobrepor e vencer estes períodos nas nossas vidas?

3)   O que voce tem feito quando se acha num deserto? E sob tentação?

 

Deixe uma resposta

Set your Twitter account name in your settings to use the TwitterBar Section.